Difícil
Estão aqui os temas em português que deram mais trabalho aos meus alunos
Todos nós sabemos que cada aluno e cada professor tem um ritmo de aprendizagem próprios. Dizer que este ou aquele tema é mais fácil ou mais difícil é sempre conotativo...
Sempre que apresento um novo tema aos alunos encontro reações múltiplas umas vezes mais consensuais outras menos, para uns é fácil, para outros difícil...
Esta classificação foi feita com base numa média dos resultados obtidos com os meus alunos.
A nossa vez - Cantar
Letra e Música: Calema
Durante estes primeiros dias de aulas percebi que os alunos têm alguma dificuldade em cantar este tema na tonalidade da flauta. Assim sendo decidi fazer esta versão só para cantar mas num tom mais adequado para a faixa etária dos nossos alunos.
Versão para tocar aqui.
Adivinha o quanto eu gosto de ti
Letra e Música: Calema
Tema para cantar para alguém de quem gostamos muito. Lembrei-me que podia ser uma opção para cantarmos a todas as crianças no Dia da Criança
Amar pelos dois - Cantar
Letra e Música: Luísa e Salvador Sobral
Esta é para dedicar à minha filha. Se ela aceitar o desafio farei também a versão com voz guia (a dela). O tema Amar pelos dois foi composto por Luísa Sobral e interpretado no Festival Eurovisão 2017 de uma forma fantástica por Salvador Sobral. A melodia tem uma tessitura que dificulta a sua execução na flauta de bisel, por essa razão dou destaque ao Karaoke. Compasso Ternário, andamento lento.
Anda comigo ver os aviões
Letra e Música: Miguel Araújo - Azeitonas
Este tema tem uma melodia de execução técnica difícil (na flauta) agravado pela pasagem rápida das notas. O andamento da música é moderado e a harmonia super rica ajuda a enquadrar a ausência de um ritmo uniforme. É essencial a audição prévia e a prática isolada de partes de cada uma das extensas frases melódicas. É um tema exigente mas garanto-vos que vale o esforço.
Andorinhas
Letra e Música: Ana Moura
Este tema tem muitos pedidos mas ponderei muito se o devia fazer ou não pois o seu grau de dificuldade é muito elevado... fiz esta versão o mais simplificada que consegui: mudei a tonalidade de Dó menor para Ré menor. simplifiquei ritmicamente a linha melódica e diminuí ligeiramente o andamento. A minha sugestão adicional é que optem por cantar e tocar o tema: tocar na estrofe (figuras ritmicas mais longas) e cantar no refrão (notas mais curtas e passagens dificeis com bemóis). Experimentem!
Aprender a ser feliz
Letra e Música: Miguel Gameiro - Pólo Norte
O tema: “Aprender a ser feliz” da banda Polo Norte despertou uma legião de fãs que ainda hoje seguem os seus ídolos como é o caso do cantor Miguel Gameiro que entretanto enveredou por uma carreira a solo. Musicalmente falando decidi aceitar o desafio de fazer este tema mesmo considerando que é muito difícil de tocar. Pensei que podia ser uma canção útil para introduzir conteúdos como: Mudança de Tonalidade, Armação de Clave; Notas acidentadas na flauta e na pauta nomeadamente: sib, reb, mib, láb. A nível harmónico a introdução de novos acordes e de novas tonalidades.
Bailando
Letra e Música: Enrique Iglesias
Após muita insistência dos alunos e de alguns colegas acabei por fazer o instrumental do Bailando apesar de o considerar difícil para executar na flauta. Tem o karaoke da letra e das notas podendo optar-se pela execução vocal ou instrumental ou ambas. Os acordes da Harmonia são:
Coro dos escravos - Vá pensiero
Letra e Música: Verdi
Em resposta ao desafio de alguns colegas deixo aqui o primeiro tema da chamada música clássica ou erudita: o famoso "Coro dos Escravos Hebreus" da Ópera Nabucco de Giuseppe Verdi. Esta é uma versão simplificada, mas em função do sucesso (visualizações, gostos e opiniões) darei continuidade a esta nova vertente com mais temas e completos. Perfeitamente acessível para as aulas de Educação Musical apesar das notas alteradas (sib e fá#).
Depois do adeus
Letra e Música: Paulo de Carvalho
Versão SEM VOZ
Depois do adeus interpretado por Paulo de Carvalho é uma canção com letra de José Niza e música de José Calvário. O tema foi a senha utilizada na Revolução do 25 de abril. No mesmo ano (1974) esta obra prima ganhou o festival da canção. Esta versão está numa tonalidade mais favorável à voz feminina ou infantil facilitando a execução vocal pelos alunos.
Eterno - Cantar
Letra e Música: Anjos
O tema “Eterno” da famosa dupla de irmãos cantores: “Os Anjos” foi escrito pelo irmão mais novo: Sérgio Rosado e dedicado à sua esposa no dia do casamento. O tema fez sucesso nas redes sociais e nas rádios nacionais. Apesar de não ser fácil de cantar (parte da estrofe muito grave e refrão muito agudo) aceitei o desafio (imensos pedidos) e fiz duas versões deste tema: a versão para cantar (KARAOKE) e a versão para tocar (Flauta, Guitarra, Piano). Espero que gostem!
Foi feitiço
Letra e Música: André Sardet
Foi feitiço, tema de André Sardet, versão Karaoke em português, Notas para flauta, Cifra, Acordes para guitarra, ideal para a introdução da nota sol# nas aulas de Educação Musical, editado por Professor José Galvão. O tema muda de tonalidade a meio por uma questão de adequação à voz e à flauta respetivamente.
Janeiras e brincadeiras
Letra e Música: Anjos
Tema criado a pedido do colega Marco Freitas para aplicar no 2º e 3º ciclo. Vai um pouco em cima do tempo para as janeiras... espero que ainda sirva!
Lado Lunar
Letra: José Galvão
Lado lunar é o tema que dá título ao sétimo álbum do cantor e compositor Rui Veloso, considerado por muitos o Rei do Rock português. Este tema surgiu a pedido da colega Fátima José e tem como objetivo principal poder trabalhar o Ostinato (Rítmico e melódico). A única dificuldade está nas notas agudas na linha melódica, nomeadamente o MI e o FÁ agudo, mas, por outro lado, pode também servir para este objetivo de mostrar estas duas notas aos alunos.
Lua tua - Tocar
Letra: José Galvão
A música "Lua tu" conta aqui a história verídica de um aluno (da pré) que viveu uma experiência única, ficando sozinho e perdido por cerca de 4 horas no meio do mato. Felizmente tudo acabou bem... e da história contada pela criança surgiu esta letra dedicada à lua sua companheira mas traidora. Execução vocal exigente devido às notas agudas no refrão. A execução instrumental supera-se com a prática.
Letra: José Galvão
Já utilizo este tema há vários anos mas a pedido de vários colegas decidi fazer uma nova versão mais completa e atualizada. O motivo que me leva a reutilizar este tema regularmente tem a ver com as características perfeitas da melodia para falar sobre figuras rítmicas. A linha melódica é simples (precisa apenas de alguma prática na frase que envolve o sib em colcheias) e tem os compassos divididos com as 4 primeiras figuras rítmicas que se trabalham no 5º ano: Semibreve, mínima, semínima e colcheia. Por outro lado, este tema é fantástico para avaliar os alunos vocalmente pois está "seccionado" por graus de dificuldade permitindo distinguir facilmente o nível da interpretação a que cada aluno consegue chegar. Por fim, adoro a Harmonia, esta sim, muito mais complexa e rica mas igualmente exequível ao fim de algum treino e insistência. Utilizo a harmonia para trabalhar os instrumentos Orff. Deixarei no meu site alguns dos documentos que fui criando especificamente para esta música que vão desde a escrita musical por símbolos, a cifra melódica e harmónica, as partituras, a letra, etc.
Menina solta
Letra e Música: Giula Be
Este tema da cantora Giulia Be é muito simples a nível harmónico (apenas 4 acordes) mas a nível melódico, devido ao andamento rápido e ao ritmo irregular, acaba por ser difícil de executar na flauta. Subi a tonalidade (relativamente ao original) para poder ser mais facilmente executado sem deixar de ser exequível vocalmente.
Não me importo
Letra e Música: Carolina Deslandes
Não me importo” é o título do novo single da cantora Carolina Deslandes. Este tema é perfeito para trabalhar os intervalos melódicos com os alunos. Subi a tonalidade um tom e meio (ré menor) para facilitar a execução vocal (mais aguda) e para facilitar o acompanhamento harmónico. Importa salientar que os acordes foram simplificados para evitar diminutos e aumentados. Por fim resta dizer que é possível tocar toda a melodia (nesta tonalidade) na flauta exceto a parte B da estrofe, por ter notas inferiores ao dó central. A minha sugestão (caso pretendam tocar na flauta) é que cantem nessa parte (Parte B da estrofe) e toquem o resto. Os acordes simplificados são: Rém Solm LaM Rém na Estrofe (Dm Gm A Dm) e Solm Sib LaM (Gm Bb A) Solm Mim Rém no Refrão (Gm Em Dm)
Não tenho medo - Thriller - Halloween
Letra: José Galvão Música: Michael Jackson
Não tenho medo! É um tema baseado na Música original de Michael Jackson (Thriller), mas com uma letra em português. Foi pensado para ser cantado, tocado (ver versão para tocar) e coreografado na altura da comemoração do Halloween.
O meu abrigo
Letra: José Galvão Música: Melim
Este tema foi pedido pela colega Solange. A Solange é professora e uma seguidora incansável deste Canal. Tem feito um trabalho magnífico na divulgação deste projeto pelas Redes Sociais. Fica então o meu agradecimento público. Os Melim são brasileiros, trata-se de uma banda especial que eu costumo comparar, com alguma ousadia, aos fantásticos Beatles. O motivo desta comparação está relacionado com a riqueza harmónica dos temas dos Melim especialmente no que diz respeito às vozes. A banda consegue transformar temas muito simples a nível melódico em verdadeiras obras de arte a nível harmónico. Parabéns aos 3! O tema original muda duas vezes de tonalidade (um dos truques que ajuda a enriquecer o carácter emocional da música) mas para simplificar a execução instrumental, mantive sempre a mesma tonalidade e fiz a transposição para DÓ Maior.
Ouvi dizer
Letra e Música: Melim
Versão para tocar do tema: "Ouvi dizer" dos Melim.
Grau de dificuldade elevado devido à irregularidade do ritmo na linha melódica bem como devido ao seu andamento rápido. Por outro lado, apesar de ser difícil inicialmente, rapidamente se apanha o jeito sendo a primeira estrofe a mais difícil de ultrapassar.
Porque queramos vernos
Letra e Música: Matias Damásio & Vanessa Martin
Este bonito tema resultou do dueto entre Vanessa Martin e Matias Damásio. O nível de dificuldade é médio. Pode ser cantado por duas pessoas ou por dois grupos. Versão em Dó Maior. Bom tema para abordar a figura rítmica: semicolcheia.
Raio de sol (Dia da Familia)
Letra e Música: Matias Damásio & Vanessa Martin
A propósito do Dia da Família recebi durante o dia de hoje vários vídeos fantásticos de alunos a cantarem com as suas famílias o tema: "Raio de Sol". Fiquei espantado com os resultados. O tema faz parte do Musical: "Magia do Natal" e por isso só costumo utilizá-lo nessa altura, mas também serve para ocasiões como esta ou para o final do ano letivo: Experimentem!
Ser solidário
Letra e Música: José Galvão
Este tema já foi gravado há algum tempo e surgiu a pedido das Educadores do Centro Infantil de São Jorge, Valência da Santa Casa da Misericórdia do Montijo. Pensei que a temática podia muito bem servir para esta época que estamos todos a passar por causa do Covid19. Espero que inspire as pessoas a serem mais solidárias.
Sou como um rio
Letra e Música: Delfins
“Sou como Um Rio” é um tema original da banda portuguesa Delfins. Este tema venceu um Globo de Ouro de Melhor Canção em 1996 e ainda hoje está presente na memória dos portugueses. É um tema muito rico em termos harmónicos e relativamente simples a nível melódico.
Sou finalista - Despacito - Com voz guia
Letra: José Galvão Música: Luís Fonsi
Nesta versão tentei responder a dois pedidos em simultâneo: O despacito para flauta e um tema para as festas de finalistas. Tanto alunos como professores têm feito estas solicitações em massa nos últimos dias.
Única mulher
Letra e Música: Anselmo Ralph
Este tema em ré menor, é um pouco exigente ritmicamente pois a melodia quase nunca está a tempo. Para evitar as notas mais graves que o "dó" sem mudar a tonalidade original fiz dois tipos de alterações: 1 - notas com ( ) significando que não está igual ao original e que são facultativas. 2 - Em outros casos substituí as notas da flauta por pequenos excertos cantados.
Vem
Letra e Música: Madredeus
Versão COM FLAUTA
Grande tema dos Madredeus. Harmonia simples construída sobre o bordão do baixo. A melodia tem na parte inicial uma pequena passagem menos fácil (sib) mas de um modo geral é igualmente simples.